Site Autárquico de Alvito

Orçamento Participativo de Portugal

Orçamento Participativo de Portugal

01 de fevereiro de 2018

A II Edição do OPP - Orçamento Participativo de Portugal já começou!

Até 24 de Abril todos podem submeter propostas com boas ideias para Portugal em www.opp.gov.pt

A I Edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP), pioneira a nível mundial, foi muito positiva. Participaram mais de 2.500 pessoas com mais de 1.000 propostas para as regiões e para o país. Estiveram em votação 600 projetos com uma participação global de cerca de 80 mil votos. Hoje estão já em fase de concretização os 38 projetos mais votados, em todas as regiões do país.

Estes foram números significativos que justificaram a decisão do Conselho de Ministros em aumentar a verba dedicada ao OPP para 5 milhões de euros e tenha decidido também estender a iniciativa a todas as áreas da governação.

Assim, a II Edição do OPP traz duas grandes novidades.

A primeira, é que deixa de existir uma limitação de áreas temáticas. Em 2018, são admitidas propostas para todas as áreas de governação, não estando os cidadãos limitados à apresentação de ideias em determinadas áreas temáticas, como aconteceu em 2017.

A segunda novidade prende-se com o facto de os cidadãos poderem apresentar as suas propostas no portal do OPP - www.opp.gov.pt – ao contrário do que sucedeu na I edição, na qual os cidadãos tinham que apresentar as suas propostas em encontros presenciais. Este ano vamos manter a realização de encontros participativos, ainda que em menor número que na edição passada. Vai ser também possível apresentar propostas online nas bibliotecas da rede pública nacional e na rede de Espaços Cidadão, identificados no portal do OPP.

Multimédia

CONTACTOS