Site Autárquico de Alvito

A. Cante Coral Alentejano de Alvito

 Associação de Cante Coral Alentejano do Concelho de Alvito

Associação de Cante Coral De Alvito

A “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito”, surgiu espontaneamente após a revolução dos vinte cinco de Abril. Com o fim da ditadura e da censura, e com a instauração da liberdade da expressão em Portugal.

Alguns homens de Alvito começaram a juntar-se nas tabernas como já era costume, não só para beber uns copos e conviverem uns com os outros, mas também para cantarem umas “modas” alentejanas.

Foi devido a esses “convívios” que um grupo de homens se juntou e decidiu formar um grupo coral ao qual dariam o nome de “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito”. Alguns dos fundadores infelizmente já faleceram, mas há outros que ainda hoje tem uma voz muito activa dentro do grupo.

Após alguns homens terem tomado a iniciativa de formarem um grupo coral, dirigiram-se então a Casa do Povo de Alvito e ai tomaram a decisão final. E assim nasceu a “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito”, a onze de Maio de 1976, sendo a sua primeira sede na Casa do Povo de Alvito, para o grupo estar sempre preparado para eventuais actuações, ensaiavam periodicamente no Castelo.

Actualmente o grupo tem a sede numas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Alvito em 1988, que se situam na rua da Pereira Nº6.

A “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito” hoje em dia é composta por vinte homens e três mulheres, que são frequentemente solicitados para actuarem em encontros de Grupos Corais, festas de Câmaras, Ovibeja, etc.

Nas suas actuações usam a tradicional farda “Domingueira” que se usava antigamente.
Actualmente o Grupo Coral todas as Sextas Feiras se reúne na sua sede para ensaiar as suas “modas”, sede essa que tem um museu etnográfico digno de se ver.

 

Contato:

Luis Beguino
960 373 394
Rua das Pereiras, 6
7920-256 Alvito

 

Horário de funcionamento da Sede do Grupo Papa Borregos:

Dias úteis: Das 11 h às 14 h | das 16h às 22 h

Sábados, Domingos e Feriados:
Das 11 h às 24 h

CONTACTOS