Site Autárquico de Alvito

Banda Filarmónica B, V. de Alvito

Banda Filarmónica Bombeiros Voluntários de Alvito

Multimédia0

 

Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito começou em 1978 quando o Senhor Eliseu Efigénio tomou a iniciativa de reunir alguns dos membros da antiga Filarmónica 1º de Dezembro na tentativa de refazer novamente a Banda e solicitou à Direcção dos Bombeiros que esta fosse integrada nos quadros da Associação sob a denominação de Banda dos Bombeiros de Alvito.


A Banda tem a sua primeira actuação em 18 de Março de 1979. Ao longo de 10 anos, a Banda, liderada pelo Maestro Augusto Penedo participou assiduamente em concertos e festas, um pouco por todo o País granjeando algum sucesso.

Em 1998 o Maestro Augusto solicitou à Direcção da Associação a dispensa das funções por motivos de saúde, pouco depois faltando o elo de ligação em redor de todos os membros, a Banda desintegrou-se.

Em 1997 a Direcção, aproveitando os apoios da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, resolve levar por diante a reconstituição da Banda convidando o Prof. Manuel Sardinha para a dirigir tendo sido a sua primeira actuação em 1 de Dezembro desse ano.

Em 1999 houve necessidade de revitalizar a Banda pelo que a Direcção substituiu o Prof. Sardinha pelo Prof. Francisco Lopes e José Peralta. Passado algum tempo por impossibilidade do Prof. José Peralta procedeu-se à substituição deste pelo Mestre Francisco Pereira.

Em Março de 2005, com o Falecimento inesperado do Mestre Pereira e com o parecer do Prof. Lopes houve necessidade de contactar outro dirigente, contratando-se assim o Maestro Mauro Barroso.

Atualmente a Banda é composta por 36 elementos e é dirigida pelo Maestro Mauro Barroso, que está a dar continuidade ao projecto que em muito valoriza o Concelho e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito. Existe também a Escola de Música com cerca de 20 alunos fazendo alguns parte da Banda, formados pelo Maestro Mauro Barroso.

A Banda tem executantes das Freguesias de Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila de Frades e Vidigueira, variando as suas idades entre os 8 e mais de 70 anos, mas são estes que e incentivam os mais novos a progredirem tanto na escola como na banda.
Esta banda já contou com algumas actuações de referência: Concertos, Serviços Marciais, Encontros de Bandas e actuações fora do Concelho, assim contamos com a colaboração e admiração de todos, para darmos continuidade à propagação da Música.

 

Contatos:
Bombeiros Voluntários de Alvito
Avenida dos Bombeiros Voluntários
7920 Alvito
Telefone: 284485164

Horário de Funcionamento da Secretaria:
9h – 12:30 horas / 14h – 17:30 horas
Encerra aos Sábados e Domingos

CONTACTOS