Site Autárquico de Alvito

Banda Filarmónica B, V. de Alvito

Banda Filarmónica Bombeiros Voluntários de Alvito

Banda Filarmónica B. V. Alvito

 

Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito começou em 1978 quando o Senhor Eliseu Efigénio tomou a iniciativa de reunir alguns dos membros da antiga Filarmónica 1º de Dezembro na tentativa de refazer novamente a Banda e solicitou à Direcção dos Bombeiros que esta fosse integrada nos quadros da Associação sob a denominação de Banda dos Bombeiros de Alvito.


A Banda tem a sua primeira actuação em 18 de Março de 1979. Ao longo de 10 anos, a Banda, liderada pelo Maestro Augusto Penedo participou assiduamente em concertos e festas, um pouco por todo o País granjeando algum sucesso.

Em 1998 o Maestro Augusto solicitou à Direcção da Associação a dispensa das funções por motivos de saúde, pouco depois faltando o elo de ligação em redor de todos os membros, a Banda desintegrou-se.

Em 1997 a Direcção, aproveitando os apoios da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, resolve levar por diante a reconstituição da Banda convidando o Prof. Manuel Sardinha para a dirigir tendo sido a sua primeira actuação em 1 de Dezembro desse ano.

Em 1999 houve necessidade de revitalizar a Banda pelo que a Direcção substituiu o Prof. Sardinha pelo Prof. Francisco Lopes e José Peralta. Passado algum tempo por impossibilidade do Prof. José Peralta procedeu-se à substituição deste pelo Mestre Francisco Pereira.

Em Março de 2005, com o Falecimento inesperado do Mestre Pereira e com o parecer do Prof. Lopes houve necessidade de contactar outro dirigente, contratando-se assim o Maestro Mauro Barroso.

Atualmente a Banda é composta por 36 elementos e é dirigida pelo Maestro Mauro Barroso, que está a dar continuidade ao projecto que em muito valoriza o Concelho e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito. Existe também a Escola de Música com cerca de 20 alunos fazendo alguns parte da Banda, formados pelo Maestro Mauro Barroso.

A Banda tem executantes das Freguesias de Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila de Frades e Vidigueira, variando as suas idades entre os 8 e mais de 70 anos, mas são estes que e incentivam os mais novos a progredirem tanto na escola como na banda.
Esta banda já contou com algumas actuações de referência: Concertos, Serviços Marciais, Encontros de Bandas e actuações fora do Concelho, assim contamos com a colaboração e admiração de todos, para darmos continuidade à propagação da Música.

 

Contatos:
Bombeiros Voluntários de Alvito
Avenida dos Bombeiros Voluntários
7920 Alvito
Telefone: 284485164

Horário de Funcionamento da Secretaria:
9h – 12:30 horas / 14h – 17:30 horas
Encerra aos Sábados e Domingos

CONTACTOS