Hortas Sociais de Vila Nova da Baronia- um incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores

30 de julho 2018

Entre Fevereiro e Abril deste ano, a Câmara Municipal atribuiu 8 lotes de terreno para cultivo nas hortas sociais da freguesia de Vila Nova da Baronia, aos munícipes que se inscreveram para esse efeito.

Passados poucos meses, as hortas sociais já mostram o resultado do trabalho e empenho dos seus hortelões.

A criação destes espaços visa o apoio ao orçamento familiar, além de proporcionar uma alimentação equilibrada e variada, promover as boas práticas agrícolas, a agricultura biológica e a compostagem.

Em promoção da sustentabilidade ambiental, o Município vai também iniciar a curto prazo,  a valorização dos resíduos orgânicos provenientes das hortas sociais e de particulares, visando a redução dos resíduos encaminhados para aterro.  O composto orgânico assim produzido será aplicado nos espaços verdes do município e nas hortas sociais e disponibilizado, sem custos, aos munícipes.

Num futuro breve o Município pretende ampliar este projeto à freguesia de Alvito.