Site Autárquico de Alvito

Exposição no espaço Adães Bermudes

Exposição no espaço Adães Bermudes

04 de novembro 2019

Da inquietação na pintura, exposição de Carlos Correia

 

As obras expostas, mais de cinquenta, entre pintura, desenho, técnica mista e livros de artista, todas elas pertencentes à coleção Marin Gaspar, mostram um trabalho notável de pesquisa, experimentação, técnica e de génio artístico e são o testemunho de um percurso tão sabiamente desenvolvido, mas precocemente interrompido (1975 – 2018).

Com curadoria de Mariana Marin Gaspar, a exposição cumpre uma vontade de recordar e homenagear o artista que, pelos notáveis atributos que desde sempre demonstrou, não deve nem pode ficar esquecido. Coincidente com uma outra mostra - Uma Exposição – em Lisboa, na Galeria 111, esta exposição que agora se inaugura e que estará patente ao público até 12 de janeiro de 2020, pretende, antes de mais, evidenciar o espírito eclético de Carlos Correia e ser uma oportunidade para confirmar um temperamento insatisfeito, muitíssimo curioso e comprometido com o seu tempo, e uma promessa da arte portuguesa contemporânea, como atestam, aliás, os diversos e significativos textos críticos e reconhecida, também, no plano internacional, com  muitas exposições realizadas em Espanha, França, Suíça, Áustria ou Brasil, e uma distinção atribuída pela Thames & Hudson, Londres, integrando o artista a short list para os 100 Painters of Tomorrow.

Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD das Caldas da Rainha e com o Projeto individual em pintura do Ar.co, Lisboa, Carlos Correia era Mestre em Artes Visuais pela Universidade de Évora e em Artes da Escrita pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorando de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Com um percurso artístico de pouco mais de uma década, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais em Portugal e em vários países da Europa e no Brasil, e mais de cinquenta exposições coletivas. O reconhecimento de Carlos Correia é testemunhado pela presença das suas obras em inúmeras coleções públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.   

 

 

CONTACTOS