Site Autárquico de Alvito

COMUNICADO À POPULAÇÃO

COMUNICADO À POPULAÇÃO

14 de janeiro 2022

Caros Munícipes,

Sobre o corte de água, verificado no dia de ontem, 13 de janeiro de 2022, sou a esclarecer-vos que:

Tendo sido informado pela entidade gestora (Águas Públicas do Alentejo, abreviadamente AgdA), responsável pelo abastecimento de água pública em alta (fora das localidades), da existência de uma avaria no doseador de cloro do reservatório do Cabeço do Bacalhau, que abastece a freguesia de Alvito, que veio a provocar uma descarga de cloro acima dos valores recomendados na rede de água em baixa (dentro das localidades) e, sempre em contacto com a AgdA e o Delegado de Saúde, foi-nos recomendado o corte imediato no fornecimento de água, recomendação que o Município se prontificou a cumprir, em nome da salvaguarda da saúde pública.

Consequência da mencionada avaria, foi necessário proceder ao esvaziamento total do reservatório, para limpeza e, posterior enchimento com água vinda diretamente da central de estação de tratamento de águas, junto à barragem de Alvito.

Mais se realizaram testes sucessivos da qualidade da água, pela AgdA, com o rigor que se impunha, até que se verificasse a estabilização dos valores, considerados próprios ao consumo pelos Munícipes. Verificada essa estabilização, procedeu-se à reabertura no fornecimento.

Certo da melhor compreensão de todos, o Município reconhece e lamenta todos os transtornos que possam ter sido causados pela situação descrita, reiterando, porém, o compromisso de que, em toda e qualquer circunstância, serão sempre adotadas todas as medidas e esforços considerados imprescindíveis à melhor saúde de todos nós.

 

O Presidente de Câmara

José Manuel Efigénio

Publicações

CONTACTOS