Site Autárquico de Alvito

A Universidade Sénior de Alvito recebeu recentemente a visita da investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental

19 de janeiro 2023

A Universidade Sénior de Alvito recebeu recentemente a visita da investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC),Dr.ª Bianca Gerardo.
Nesta visita foi lançado o desafio aos alunos do nosso concelho de integrarem um estudo que decorre na Universidade de Coimbra e que tem como objetivo investigar os efeitos da exposição ambiental a metais na cognição e declínio cognitivo de adultos e idosos, bem como em doenças neurodegenerativas (Doenças de Alzheimer e de Parkinson). Este projeto intitula-se “A exposição ambiental a Elementos Potencialmente Tóxicos como fator de risco para o declínio cognitivo e a demência”.
Este estudo, que decorre há mais de 5 anos, de uma equipa de investigadores multidisciplinares do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (GeoBioTec), do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC) e do Laboratório de Química Aplicada da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (REQUIMTE/LAQV).
A patologia da doença de Alzheimer humana é caracterizada por um declínio progressivo da função cognitiva, memória e habilidade intelectual, levando a um comprometimento neurodegenerativo irreversível. Será então possível relacionar o desempenho cognitivo com a exposição a contaminantes ambientais?
Com este estudo queremos alcançar essas respostas!

CONTACTOS